Hospital Amparo de Maria lança campanha voluntária para doação de sangue



15/01/16 10h26   Saúde Imprimir
Com o objetivo de sensibilizar novos doadores e fidelizar os atuais, o Hospital e Maternidade Amparo de Maria em parceria com o HEMOSE – Centro de Hemoterapia de Sergipe – lança nesta sexta-feira, dia 15/11, a primeira etapa da campanha voluntária de doação de sangue.
 
 
Com o slogan “ Uma atitude pode salvar muitas vidas ”, a campanha idealizada pelo Biomédico Denisson Lima, que também é responsável pela Agência Transfusional do HRAM,  terá material veiculado através das emissoras de rádio, jornais, sites e em suas redes sociais buscando atrair a participação em massa dos atuais e novos doadores. É importante lembrar, que apenas pessoas entre 18 e 60 anos que tiverem mais de 50 quilos estando em bom estado de saúde é que podem fazer a doação. Quem obtiver interesse em fazer sua boa ação solidária e ajudar a salvar vidas, pode procurar o Biomédico Denisson Lima, no Hospital Amparo de Maria, das 7h às 12h, ou entrar em contato através do 9 9957-0305 e realizar um pré-cadastro de agendamento com dia, local e horário marcado para a coleta.
 
 
A doação voluntária beneficia qualquer pessoa independentemente de parentesco com o doador. O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, para a execução de cirurgias eletivas de grande porte e para o tratamento de pessoas com doenças crônicas, como falciforme e talassemia, assim como também auxilia no  tratamento de doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusões frequentemente.
 
 
Para realizar a ação solidária, o candidato deve estar descansado, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação, não pode fumar e nem estar em jejum. É imprescindível levar documento de identidade com foto.
 
 
“ Estamos lançando essa em campanha num momento bem especifico, que é a aproximação do carnaval. Pois é neste período, que normalmente, há quantidade de doadores nos bancos de sangue são diminuídos devido as datas comemorativas que assim acontecem, e consequentemente, os estoques da hemorede diminuem, além do que, é justamente nesse período que existe uma maior necessidade de sangue devido ao crescimento no número de acidentes, na realização de cirurgias eletivas e transfusões emergenciais. Então, nós resolvemos ter esse iniciativa, contanto é claro, com todo o apoio da direção do Hospital Amparo de Maria assim como do Serviço Social do HEMOSE. Nós esperamos contar também com a participação da sociedade ” diz, Denisson Lima, responsável pela Agência transfusional do HRAM.
 
 
A data da coleta será no dia 28 de Janeiro, na parte da manhã, com os doadores saindo de ônibus da sede do Hospital Amparo de Maria com destino ao HEMOSE, em Aracaju, a partir das 7h da manhã.
 
 
 
 
Importante:
 
– A doação é um procedimento totalmente seguro.
 
– O volume coletado é de aproximadamente 450 (padrão internacional), o que representa menos de 13% do sangue existente no corpo adulto.
 
– O doador não se expõe a nenhum risco de infecção.
 
– A doação de sangue ela nem engorda, nem emagrece, nem afina e nem engrossa o sangue.
 
– Não é necessário que o doador esteja em jejum, porém, após o almoço é necessário que haja um intervalo de 3 horas para iniciar a doação.
 
Doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande. Afinal, por meio deste ato, você esta ajudando a salvar muitas vidas!
 
 
Coordenação de Comunicação Amparo de Maria