Estância: Jorge Carvalho empossa novo diretor regional de educação da região sul (DRE 1)



09/09/16 10h07   Educação Imprimir

O professor Welto Gama assumiu o cargo deixado pelo também professor Wellington de Almeida, que se aposentou do magistério público estadual após 38 anos de serviços prestados nessa mesma diretoria.

Com abrangência de nove municípios e mais de 12.000 alunos matriculados nas 21 escolas estaduais circunscritas à sua responsabilidade, a Diretoria Regional de Educação 1 (DRE 1), sediada em Estância, tem agora novo comando.

Após uma gestão que durou quatro anos, o professor José Wellington de Almeida foi substituído nesta quinta-feira, 8, pelo professor Jose Welto dos Santos Gama.

A cerimônia de transmissão do cargo, bastante prestigiada, foi presidida pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e realizada no Plenário da Câmara Municipal de Estância, contando com a participação da superintendente executiva da SEED, Marieta Barbosa, e a presença de todos os demais diretores regionais de educação, técnicos da Secretaria, e ainda lideranças estudantis e políticas da região.

Depois de ter dedicado 38 anos de sua vida ao magistério estadual, todos eles exercidos em escolas da DRE 1, o professor Wellington aposentou-se da profissão e deixou o cargo de diretor dessa mesma regional, o qual exercia desde 2012.

“Quero expressar de público, em meu nome e em nome do governador Jackson Barreto, a gratidão do governo estadual pelos quase 40 anos dedicados ao serviço público pelo professor Wellington, que hoje fecha mais um ciclo de sua vida e deixa o funcionalismo estadual pela porta da frente”, declarou Jorge Carvalho, após assinar o Termo de Posse, lido pela chefe de Gabinete da SEED, Anne Alice de Oliveira.

Para substituí-lo no cargo, tomou posse o professor Jose Welto dos Santos Gama, que até então respondia pela Coordenadoria de Gestão Democrática e Articulação com os Municípios (COGEDAM/Seed).

Há 18 anos na carreira do magistério estadual, ele assume a função com o respaldo adquirido pelo trabalho que desenvolveu ao longo desses anos.

“Consultei o governador sobre o nome de Welto e dele obtive aprovação. Fiquei impressionado com a aceitação e o prestígio que tem o seu trabalho aqui nessa região. Por confiar na sua atuação, não tenho dúvida de que o professor Welto fará uma boa gestão, assim como vinha fazendo à frente da COGEDAM”, ressaltou o secretário de Educação.

Secretário municipal de Educação de Santa Luzia do Itanhy, o professor Welto lecionava História no Colégio Estadual Gumercindo Bessa, em Estância, até assumir em 2015, a convite do secretário Jorge Carvalho, a missão de desenvolver um trabalho de auxílio junto aos municípios sergipanos para elaboração de planos municipais de educação, atuando como diretor da Coordenadoria de Gestão Democrática e Articulação com os Municípios (COGEDAM/SEED).

Ao assumir o cargo, Welton demonstrou ter desejo e vontade de trabalhar para contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas escolas da DRE 1, e atuar pela implementação da política educacional elaborada pelo governo estadual.

“Estaremos sempre abertos ao diálogo e trabalhando primordialmente sobre três pilares, que são garantir o acesso, a permanência e o sucesso da aprendizagem de todos os estudantes matriculados nas escolas desta diretoria”, afirmou ele em seu discurso de posse.

O professor Wellington desejou boas-vindas ao seu sucessor e disse saber que o professor Welto será muito bem recebido por todos que fazem parte da regional sul.

“Quero ainda entregar nas mãos do secretário Jorge Carvalho um relatório completo dos nossos quatro anos de gestão”, disse.

Reconhecimento

O trabalho do professor Wellington foi bastante reconhecido por todos os presentes na solenidade de transmissão do cargo.

Em nome de todos os gestores da Regional, Cintia Barreto, técnica pedagógica da DRE 1, fez a entrega de uma placa em homenagem aos 38 anos de serviços prestados ao funcionalismo público estadual ao professor Wellington.

“Tenho muito a agradecer ao professor Wellington pelo trabalho desenvolvido ao longo de todo esse tempo de serviço dedicado ao magistério. Ficam o legado e o seu exemplo de bom gestor”, disse o prefeito em exercício da cidade de Estância, Filadelfo Alexandre Costa.

Novidades

Na mesma solenidade, o secretário Jorge Carvalho anunciou como nova diretora da Cogedam, em substituição ao professor Welto Gama, a professora Simone Paixão, que já fazia parte dessa coordenadoria.

“Quero ainda anunciar que dentre os projetos por meio dos quais a SEED está pleiteando liberação de recursos junto ao FNDE está a recuperação da sede dessa diretoria (DRE 1), que possui características próprias de restauração por ser um prédio histórico”, declarou Jorge Carvalho.

Fonte: SEED