Prefeitura de Estância avança nas negociações e garante reajuste de 9,5% para os servidores públicos



25/04/17 03h03   Economia Imprimir
Desde que iniciou o ano, a administração do prefeito Gilson Andrade (PTC) tem buscado ampliar o diálogo com todas as categorias de servidores públicos municipais e garantido a eles a efetivação de direitos conquistados, no entanto, que não estavam sendo respeitados.
 
 
Confirmando o interesse em abrir o canal de diálogo, nos primeiros 15 dias de administração o secretário municipal de Administração e Planejamento, Lourival Júnior e a secretária municipal de Educação, Hélia Pinto procuraram os respectivos sindicatos que representam as categorias para apresentar aos líderes sindicais a disposição da administração em dialogar com os servidores públicos de forma aberta e transparente, mostrando a todos o que era viável ou não.
 
 
Após as primeiras discussões, a administração do prefeito Gilson Andrade buscou corrigir diversas lacunas herdadas, com o objetivo de devolver ao servidor aquilo que lhe é de direito. Assim, desde então, o município passou a planejar suas finanças, o que possibilitou organizar as férias que não eram pagas, viabilizar o pagamento da primeira parcela do 13º salário na data do aniversário do servidor, fato que também não estava sendo disponibilizado aos trabalhadores, bem como iniciar  o pagamento do auxílio- uniforme dos Guardas Municipais, que já estavam completando dois anos sem este benefício. Neste mês a Prefeitura de Estância encerra o pagamento do auxílio. 
 
 
Somente com estas três ações, o município já desembolsou nos três primeiros meses deste ano R$329.770,81 (trezentos e vinte nove mil, setecentos e setenta mil e oitenta e um centavos) referentes a passivos das secretarias vinculadas a secretaria de  administração que não vinham sendo pagos e que agora estão sendo regularizados. Se somar os valores das férias e 13° salário do SAAE, SMTT, Secretaria de Saúde e Educação o valor o investido foi muito maior. 
 
 
 
Na semana passada, em mais uma rodada de negociações junto ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Estância (SINDSEME), a Prefeitura de Estância sinalizou um acordo que garantiu aos trabalhadores um percentual de 9,5% de reajuste salarial, sendo que a partir deste mês os trabalhadores já receberão 5,5% retroativo a janeiro e os meses subsequentes. No mês de agosto, após pagar o retroativo dos 4 meses deste ano, a prefeitura irá acrescer mais 1% em cima do salário dos servidores, finalizando em novembro o repasse de 9,5% do reajuste salarial.
 
 
Ainda dentro do que foi acordado com o sindicato, a Prefeitura de Estância criará  uma mesa permanente de negociações com os servidores. A mesa terá um calendário de reuniões para debates entre  os sindicatos que representam os servidores e os representantes da administração, como objetivo de fazer o acompanhamento dos gastos com pessoal, bem como o comportamento da receita do município, o que possibilitará a todos os participantes ter  ciência da real situação das finanças do município e consequentemente, facilitará na hora das discussões para implantação de campanhas salariais e melhorias das condições de trabalho de  todos os servidores.
 
 
Outro ponto acordado entre os trabalhadores foi a criação de uma comissão para tratar do plano de cargos e salários da Guarda Municipal, bem como uma comissão para rever o Estatuto dos Servidores do município.
 
 
Com mais este avanço nas negociações, a Prefeitura de Estância que já fechou acordo com a classe do magistério e garantiu o pagamento do piso salarial da categoria reafirma o seu compromisso com o funcionalismo público e de forma transparente e democrática sela mais um compromisso com os trabalhadores, mantendo o diálogo e, principalmente, respeitando os acordos e o Erário Público proporcionando mais dignidade aos servidores que tanto contribuem para que a Estância possa renascer e crescer.

SECOM/ESTÂNCIA