A 35ª EDIÇÃO DO FESPOFALE FOI UM SUCESSO - Paparazzo Sergipe
 
 
 
 

A 35ª EDIÇÃO DO FESPOFALE FOI UM SUCESSO



05/05/17 06h08   Cultura Imprimir
A noite desta última quinta-feira, 04, foi um momento de muita poesia e cultura para a cidade "Berço da Cultura Sergipana". O prefeito Gilson Andrade, através da Secretaria Municipal Cultura apoiou o importante evento, que reuniu vários poetas de diversas cidades sergipanas.
 
 
A abertura do evento ficou por conta da Lira Carlos Gomes que emprestou o seu nome ao troféu para a XXXV edição do FESPOFSLE, uma justa e merecida homenagem a filarmônica que sempre contribuiu para o entendimento cultural de Estância.  O evento que foi realizado dentro das festividades em comemoração aos 169 anos de Estância, aconteceu no auditório do Fórum Ministro Heitor de Souza, envolvendo doze poesias, que tiveram poemas recitados por intérpretes e algumas pelos próprios autores.
 
 
Em seguida a cerimônia de premiação entregou o certificado de participação para todos? os autores e intérpretes do FESPOFALE.
 
 
Outro ponto alto da noite ocorreu com a entrega do Troféu Lira Carlos Gomes, um justo reconhecimento às pessoas que ao longo dos 26 anos de fundação do Clube dos Poetas contribuíram para que a entidade tivesse essa trajetória de sucesso. A primeira homenageada com o troféu foi a poetisa e membro do CPE, Marilene Costa.
 
 
Outra homenageada com o Troféu Lira Carlos Gomes foi a professora Josefa Josineildes Santos, que contribuiu para a criação de concursos de poesias? em escolas do município. Esse ano também foi realizada uma homenagem póstuma ao músico Luiz Gonzaga Pinto de Abreu, o seu Ló do Sax. O prêmio foi entregue a sua filha, a Sra. Maria Das Graças Montalvão de Abreu Barreto.
 
 
Além de pessoas, entidades também foram homenageadas, a exemplo da Rádio Comunitária MarAzul FM que mantém em sua grade um programa semanal, o Momento Poético. Recebeu a homenagem o Superintendente da Associação Comunitária sócio-cultural MarAzul, Dr. Everaldo Carvalho.
 
 
Além de empregar o nome ao troféu dessa edição do FESPORFALE, a Lira Carlos Gomes teve o seu talento reverenciado com o recebimento do Troféu para os dois responsáveis pelo sucesso da Lira, o maestro Claudomiro Xisto e o presidente Sr. Jose Félix.
 
 
O último homenageado da noite foi o Prefeito Gilson Andrade, pelo seu incentivo a Cultura e por ser um grande defensor da Cultura popular.
 
 
Por fim, chegou o grande momento esperado por todos, conhecer os vencedores da noite. 
Inicialmente o público conheceu o vencedor do Júri Popular, que dessa vez premiou a poesia do Sr. Cláudio Hiroshy, "A Escuridão do Suicídio e a Luz da Poesia".
 
 
Conhecido o poeta aclamado pelo público, chegou a vez de conhecer o voto dos jurados.
 
 
Em terceiro lugar como melhor Poesia recebe o prêmio Francisco Souza pela autoria da poesia "Minha Catarse é Você".
 
 
Em segundo lugar na opinião dos jurados ficou o poeta José Edson que interpretou a poesia "Meu eu Anônimo".
 
 
Por fim chegou a hora de conhecer o grande vencedor da noite. Na verdade a Vitória foi em dose dupla, com a poesia "A Escrava Anastácia" o poeta Wilton Santos arrematou o Troféu de melhor intérprete e de melhor Poesia.
 
 
 
Satisfeito com o desenvolvimento da programação dedicada aos 169 anos de Estância, da qual fez questão de estar presente em todos os atos, inclusive do concurso de poesia, o prefeito Gilson Andrade foi convidado para entregar a premiação ao grande vencedor da noite.
 
 
Compareceram ao evento o prefeito Gilson Andrade; Vereadores; Secretários Municipais; integrantes do Clube Viver; Clóves Barbosa, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; Domingos Pascoal, representante da Academia Sergipana de Letras; representantes de sindicatos, diversos poetas, estudantes, professores, lideranças estudantis e outros.
 
 
O FESPOFALE é uma realização do Clube dos Poetas Estancianos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Estância.
 
 
 Clube dos Poetas Estancianos - 26 anos de História
 
O Clube dos Poetas Estancianos (CPE), foi fundado em 24 de fevereiro de 1991 numa reunião realizada nas dependências do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Estavam presentes no ato de fundação os poetas: Ana Marcelina, Ailton Santos, Carlos Magno de Jesus, Claudio Araújo, Claudionor Costa Dórea, Lucielma Santos, José Carlos Santos, José Joaquim, Joseane Soares, Marcia Virgínia, Maria Salete Nascimento, Osvaldo Fernandes, Romilton Nunes, Sônia Regina Penalva e Daniel Fernandes Reis. Com o objetivo de reunir e divulgar os poetas estancianos, pois tinham talentos que não eram conhecidos pela sociedade. 
 
 
No mesmo ano da sua fundação, passou a organizar o Festival de Poesia falada de Estância (Fespofale), outrora organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, hoje na sua 34º edição. O referido festival conta hoje com uma projeção a nível estadual por conta da grande participação de poetas vindos de vários municípios do Estado de Sergipe. Por conta desse crescimento vários poetas estancianos foram levados a participarem de vários outros concursos nas cidades de Tobias Barreto, Propriá, Lagarto, Japaratuba, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Penedo no estado de Alagoas, entre outras.

PAPARAZZO SERGIPE