Greve dos Correios pode acabar nesta sexta-feira



06/10/17 12h17   Nacional Imprimir

Por Nathália Passos*

Na tarde desta quinta-feira (5), vários sindicatos realizaram assembleias em todo o país para votar na proposta de acordo coletivo apresentada nesta quarta-feira (4) pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira.

 

O prazo máximo para a realização dessas assembleias termina nesta sexta-feira (6), quando os trabalhadores de Sergipe vão votar pela aceitação ou não da proposta, a partir das 15h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares do Estado de Sergipe (SINTECT/SE).

 

Os trabalhadores dos Correios de São Paulo e Rio de Janeiro já votaram pela aceitação do acordo coletivo e, com isso, mais de mil empregados já retornaram aos seus postos de trabalho hoje, a maioria carteiros. Em um levantamento feito na manhã de hoje pelos Correios, dos cerca de 108 mil empregados, quase 94 mil estão trabalhando em todo o país.

 

O Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 contempla reajuste de 2,07% (INPC) retroativo ao mês de agosto de 2017, compensação de 64 horas (8 dias) e desconto dos demais dias de ausência, além da manutenção das cláusulas já existentes no ACT 2016/2017. A cláusula 28, que trata do plano de saúde, continua sendo mediada pelo TST.

 

Atrasos no recebimento de correspondências e pacotes podem ocorrer até a normalização dos serviços, então saiba como proceder.

 

Orientações

Em virtude da greve e da consequente redução do efetivo, os Correios informaram que não está sendo possível a retirada de objetos postais simples, como faturas e boletos, diretamente nos Centros de Distribuição. Os clientes devem aguardar a entrega domiciliária.

Em caso de dúvida ou reclamação, a empresa dispõe do canal ‘Fale com os Correios’, que pode ser acessado pelo site www.correios.com.br ou pelo telefone 3003-0100.

No caso de necessidade de atendimento presencial, específico para entrega de objetos postais registrados, os clientes devem se dirigir às unidades indicadas exclusivamente nos horários descritos abaixo, uma vez que o efetivo que presta atendimento aos clientes nas unidades de distribuição também realiza outras atividades internas e externas. Por esse motivo, há restrição no horário para atendimento físico.

Horário de atendimento aos clientes nos Centros de distribuição domiciliar (CDDs) e Centro de entrega de encomendas (CEE), para retirada de objetos registrados, exclusivamente.

 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL:

 

CDD ARACAJU ZONA NORTE

14h às 16h

CDD ARACAJU

09h às 11h

CDD ARACAJU CENTRO

08h às 17h

CDD ATALAIA

09h às 11h

CDD ARACAJU ZONA SUL

14h às 16h30

CDD NOSSA SENHORA DO SOCORRO

14h30 às 17h

CDD ITABAIANA

13h às 15h

CEE Aracaju

08h às 12h e 14h às 17h

 

Com informações dos Correios

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Mônica Pinto, DRT/SE 515