Estância abre edital para escolha das Sete Maravilhas



31/10/17 10h41   Estância Imprimir
O projeto “As Sete Maravilhas de Estância” começa a tomar forma. Dentro de poucos dias a cidade irá conhecer quais as sete maravilhas eleitas. Estas, pinçadas pela comunidade civil organizada tais como clubes de serviços, ONGs, associações comunitárias, conselhos, escolas, sindicatos, entre outras.
 

O projeto é da lavra do vereador André Graça (PSL), Presidente da Câmara Municipal de Estância (CVE), aprovado por unanimidade em 28 de abril de 2016 (PL Nº 93/2015), sancionado pelo prefeito Carlos Magno e transformado em Lei Nº 1.823/2016.
 

O secretário Carlos Menezes externou na manhã de hoje (31/10) acerca do edital no qual as inscrições seguem abertas até o dia 16 de novembro. No bojo do edital, são destacadas as modalidades das belezas que serão inscritas: patrimônio histórico, obra arquitetônica, área de valor ambiental e paisagem natural. Inscrições na sede da Secretaria da Cultura.
 


Cada Maravilha a ser apadrinhada deverá ser acompanhada da devida fundamentação e fotos. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Júnior, será criado um site pela equipe de TI da Prefeitura, onde serão oferecidas as opções de votação pela comunidade.  As belezas vencedoras irão ilustrar folders, revistas, ilustrações didáticas, painéis, banners, etc.

André Graça, autor da Lei das Sete Maravilhas de Estância (SE)

 

 

O vereador, André Graça, autor da lei, revelou  sentir-se entusiasmado com o projeto e acredita que a valorização desses atrativos irá despertar uma nova forma de olhar para esses encantos. O prefeito Gilson Andrade e a vice-prefeita Adriana Leite abraçaram o projeto e  deram  sinal verde. A intenção, com a conclusão do projeto, é  inserir Estância no Roteiro Turístico do Estado de Sergipe.

 

 


- O projeto se justifica tendo em vista que os patrimônios culturais, naturais e arquitetônicos, em parte, se encontram cada vez mais ameaçados de destruição, não somente devido às causas naturais, mas também com o desenvolvimento social e econômico; por isso, esse projeto visa exatamente chamar atenção da população estanciana, principalmente, dos jovens para que veja o quanto nosso município é especial - enfatizou o presidente André Graça.
 

Estância possui sobrados, trapiches, pontes, a Fábrica Santa Cruz, avenida operária, coretos, azulejos portugueses, festejos religiosos, culturais juninos, carnavalescos, rios, riachos, fontes, mirantes, fábricas, praias. Tudo vai depender da perspectiva da comunidade. “É hora, mesmo, dos estancianos mostrarem sua estancianidade; de mostrarem seu orgulho; de olharem em seu entorno e vêem as belezas existentes”, orienta Carlos Júnior.




Por:Genílson Máximo