Obra de contenção da capela de Nossa Senhora de Boa Viagem já começou



02/03/18 11h08   Estância Imprimir

Fonte: SECOM

Após receber o aval, na tarde de ontem, quinta-feira, 1º de março, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), para realizar a obra de contenção do avanço do mar sobre a capela de Nossa Senhora de Boa Viagem, localizada na Praia do Saco, a prefeitura Municipal de Estância, prontamente, está realizando, na tarde desta sexta-feira, 02, a colocação das primeiras pedras à frente da capela.

 

A obra atende ao recurso da Prefeitura e da Diocese do Município, que haviam solicitado autorização para construir uma barreira de contenção ou um quebra-mar no local. O pedido, no entanto, foi negado pelo juiz federal Rafael Soares de Souza, pois, em seu entendimento, faltou o licenciamento ambiental, o detalhamento e a demonstração da eficácia e compatibilidade das obras com as normas ambientais. Assim, o juiz determinou a interdição da igreja, autorizando também a sua remontagem em outro local.

 

Não se contentando com a decisão, o prefeito Gilson Andrade foi à Recife e conseguiu liminar expedida pelo desembargador César Arthur Cavalcanti de Carvalho do TRF5, autorizando à União, ao Estado de Sergipe e ao Município de Estância a realização das obras emergenciais para a proteção da capela e de seu entorno, ficando dispensado o licenciamento ambiental para salvar a igreja construída no século XVI pelos jesuítas.

 

 

O início dos trabalhos foi acompanhado de perto pelo prefeito Gilson Andrade e secretários municipais.