Estância sedia Assembleia Geral Ordinária do Cosemsse



26/06/18 11h33   Saúde Imprimir

Fonte: SECOM

Nesta terça-feira, 26, o município de Estância sediou a 153ª Assembleia Geral Ordinária do Cosemsse/SE. O evento foi realizado no auditório do Campus III da Universidade Tiradentes (UNIT). Este evento é de fundamental importância na busca de soluções para as problemáticas da saúde no âmbito do Estado de Sergipe, tendo em vista que é através deste colegiado composto pelos secretários dos 75 municípios sergipanos e pelo secretário de Estado da Saúde, que define as diretrizes para a aplicação dos recursos para melhoria da saúde.

 

O prefeito Gilson Andrade (PTC) na abertura da Assembleia fez um apelo para que o colegiado incluir na pauta de discussão o problema da falta de cirurgias eletivas no Hospital Amparo de Maria.

 

"Na condição de médico e Prefeito desta cidade eu gostaria de fazer um apelo para que juntos possamos resolver os problema do Hospital Amparo de Maria. Há um bom tempo que o hospital deixou de ofertar cirguias eletivas e os procedimentos ortopédicos. Além disso, é de fundamental importância solucionar o problema da maternidade já que ela é a única opção das gestantes na região Sul", disse.

 

O Presidente do Cosemsse Enock Luiz comentou sobre o objetivo da Assembleia realizada no município de Estância. 
“Nessa reunião debatemos diversos assuntos relacionados à saúde, a exemplo da Programação Pactuada Integrada (PPI), quantitativo de exames, procedimentos realizados pelos municípios, emendas parlamentares, aplicação dos recursos dos Ministérios da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Então o objetivo desse colegiado composto por todos os secretários municipais de saúde é debater sobre as angústias das cidades, demandas e decidido em conjunto com o Governo do Estado o que é melhor para cada município”, afirmou.

 

O secretário municipal da Saúde Jorgivaldo Ramos, expressou a satisfação de receber na cidade de Estância, os gestores da saúde para debater melhorias no atendimento a população em todo o estado.

 

“É uma imensa satisfação trazer aqui para o município de Estância essas discussões para a melhoria da saúde de toda a população do Estado. Hoje recebemos a Assemebleia do Cosemsse e a reunião do Comitê interfederativo de Saúde, que conta com a participação de secretários da saúde dos 75 municípios sergipanos. Os municípios enfrentam uma grande dificuldade que a realização dos procedimentos de cirurgias e laboratoriais, sendo que a capital Aracaju detém o maior número destes contratos. Então a discussão que travamos aqui é para ampliar as ofertas de procedimentos e equacionar os limites financeiros impostos pela tabela SUS que está muito defasada”, expressou Jorgivaldo.

 

A assembleia contou com a presença do Prefeito Gilson Andrade; secretário Estadual da Saúde, Dr.Valberto de Oliveira Lima; presidente do Cosemsse, Enock Luiz; secretário da saúde de Estância Jorgivaldo Ramos e demais representantes das secretarias de saúde dos municípios sergipanos.