Investimento na pavimentação de ruas do Loteamento Vila Nova traz dignidade e qualidade de vida aos moradores da antiga baixada



20/08/19 09h22   Estância Imprimir

Fonte: SECOM

Nessa obra serão investidos mais de 1 milhão e 800 mil reais na infraestrutura urbana da periferia da Cidade Nova

Investir na melhoria da infraestrutura urbana, proporcionar melhor qualidade de vida e dá mais dignidade às pessoas, também é prioridade da atual administração municipal. Essa preocupação é refletida no ousado projeto de revitalização e requalificação de diversos espaços urbanas da cidade de Estância, município localizada na região sul de Sergipe, e distantes 70 km da Capital Aracaju.

No último sábado, 17, o Prefeito Gilson Andrade (Sem Partido), assinou a Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 1.814.030,37 (Um milhão, oitocentos e quatorze mil, trinta reais e trinta e sete centavos) para pavimentação e drenagem de 11 ruas (uma área de 12.462 m²) localizadas na periferia do bairro mais populoso da Cidade, Valter Cardozo Costa (Cidade Nova). O ato, pois fim uma angustia de mais de 30 anos de descaso do poder público para com os moradores do Loteamento Vila Nova (antiga baixada), e de quebra possibilitou aos moradores ter o sonho concretizada de ter as ruas calçadas, deixando para trás a convivência com a lama e poeira.

Os serviços executados por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Habitação consistem na construção de todo sistema de drenagem, implantação de meio-fio, sarjeta e do calcamento em paralelepípedo. A obra reduzirá os impactos causados pelas chuvas facilitando o escoamento das águas pluviais, e evitando os alagamentos. Além de contribuir para mobilidade urbana, melhoria da saúde pública e da qualidade de vida da população.

“Hoje assino a ordem de serviço para o calçamento de 11 ruas, isso mostra que mesmo nesse ambiente de crise a nossa gestão soube construir as condições para investir nas pessoas. Essa ação de infraestrutura que iniciamos no dia de hoje, traz mais dignidade e, com certeza, melhora a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui na antiga baixada e hoje Loteamento Vila Nova. Esse é o nosso compromisso, olhar pelas pessoas mais carentes. E, estou aqui, de cabeça erguida e de alma lavada, por efetivamente poder contribuir para trazer dignidade à população que há 30 anos esperava pelo calcamento. Finalizo dizendo que estamos trabalhando, e vamos trabalhar cada vez mais pela população que me deu a honra de ser o prefeito da minha querida cidade de Estância”, afirmou o prefeito Gilson Andrade.

A população beneficiada reconhece o esforço da administração, e expressa sua gratidão pela ação realizada pelo poder público municipal. “Estou muito feliz porque o prefeito olhou pela gente. Tenho 12 anos que resido aqui e todo inverno é a mesma coisa, muita lama e quase não dá para sair de casa. Então gostaria de agradecer imensamente por essa grande obra aqui na nossa rua. Agora vai ficar 100%, afirmou José dos Santos.

Um dos primeiros moradores do bairro, também comentou sobre a importância da obra para a comunidade. “Graças a Deus que um prefeito olhou pela gente. Aqui quando chovia nem dava para passar de carro, e com essa obra tudo vai melhorar. Todos nós moradores aqui da baixada, esperávamos com muita expectativas o calçamento das ruas. E hoje agradeço ao Dr. Gilson por olhar pela gente”, expressou o senhor Antenor Barbosa popularmente conhecido como “Zenga” que reside há mais de 20 anos na localidade.

O presidente da Câmara de Vereadores André Graça disse que graças à seriedade do gestor municipal, poderá andar de cabeça erguida na comunidade pela concretização do compromisso de levar o calçamento. “Na primeira vez que sair candidato, eu passei por aqui e não tinha outra reivindicação que não fosse a pavimentação dessas ruas. Infelizmente não foi possível. Em 2016, novamente quando sair candidato, a população fazia esse pedido. E hoje fico muito feliz que em meu segundo mandato como Vereador, a cidade tem um gestor da seriedade de Dr. Gilson. Hoje o prefeito assinou a ordem de serviço para calcar essas 11 ruas, e as obras já iniciaram. Agora vou passar no Loteamento Vila Nova de cabeça erguida, devido o compromisso de olhar por toda cidade. Gilson Andrade entrou para história por ser o primeiro prefeito a olhar pela zona rural e calçar duas comunidades (Rio Fundo III e Entre Rios) e também por trazer essa infraestrutura urbana para os moradores da antiga baixada”, destacou André.

Ao falar da importância do início da obra o vereador Tertuliano Pereira enfatizou que a população colhe os bons frutos de suas escolhas em 2016. “Esse é o reflexo das nossas escolhas. Em 2016 passamos por aqui e assumimos o compromisso de trabalhar na busca dos recursos. Dr. Gilson não fez promessa, mas fez compromisso. Então hoje é o reflexo do trabalho sério, comprometido com o social. Hoje são 11 ruas que serão pavimentadas, e isso está incomodando muito. E o senhor ainda vai incomodar ainda mais pelo trabalho sério é o olhar pela periferia e pela zona rural que recebe o calçamento”, enfatizou Tertuliano.

O Líder do Prefeito na Câmara de Vereadores, Misael Dantas, enfatizou que embora o loteamento exista desde a fundação do bairro, só agora um gestor resolveu olhar pela comunidade. “A gente não pode participar de um evento desse sem saudar a memória do idealizado desse bairro, o saudoso Valter Cardozo. E desde então essa população população espera por esse calçamento. Ressalto aqui que essas ruas não foram abertas na administração do prefeito Gilson Andrade, ele quando assumiu o mandato em 2017 já encontrou todas elas. Mas, graças a esse olhar humano assina no dia de hoje a ordem de serviço que dá dignidade aos moradores dessas 11 ruas”, pontou.

Ainda em seu discurso, Misael refutou os comentários sobre o surgimento da Nova Estância. “Muitos questionam sobre a Nova Estância. E quero dizer aqui que a Nova Estância nasce a cada dia que se paga em dias os servidores, os professores, os prestadores de serviço e fornecedores. A Nova Estância nasce a cada dia que um pai manda seus filhos para as creches e escolas e tem merenda escolar de qualidade e professores sem reclamar que estão com seus vencimentos atrasados ou direitos negados. Por isso que a cada dia uma Nova Estância nasce, pautada no respeito ao erário, no equilíbrio fiscal e na responsabilidade social. Por isso que o senhor prefeito só deu agora a ordem de serviço, quando teve a certeza que não vai comprometer as finanças públicas, que não compromete o pagamento dos servidores. A estância precisava ter um administrador com esse perfil, uma pessoa honesta, trabalhadora e com compromisso com o povo”, acrescentou.

Obras em andamento

Além das obras de pavimentação do bairro Cidade Nova, estão em curso a obra de reforma da Cozinha Comunitária, reforma das praças Orlando Gomes (centro) Praça do Loteamento Zé de Bita e Jardim Cleia (Botequim), Praça da Santa Cruz, construção de Praça no Loteamento São Paulo (São Jorge), Construção de Creche (São Jorge), Construção de UBS (Bonfim), Construção de UBS (Candeal), Construção de UBS (Porto do Mato),  Construção de UBS (Santo Antônio) e impantação da rede expressa de abastecimento do Assentamento Vitória (Bairro Alecrim). Com esse conjunto de ações a administração municipal transforma toda a cidade em um grande canteiro de obras, gerando emprego e renda para a população e colocando a disposição dos munícipes diversos equipamentos públicos, melhorando a acessibilidade e a prestação dos serviços públicos.

Estiveram presentes à solenidade vereadores; secretários da gestão municipal; a senhora Júlia Penalva, viúva do ex-prefeito e fundador do bairro Cidade Nova, Valter Cardozo; empresários; lideranças comunitárias; conselheiros tutelares; representantes de clubes e moradores de toda localidade.