Estância sedia 10ª Reunião do Fórum Sergipano de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana



22/08/19 03h52   Estância Imprimir

Fonte: SECOM

O município de Estância sediou nesta quarta-feira, 21, a 10ª Reunião do Fórum Sergipano de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O evento foi realizado no auditório da Universidade Tiradentes (Campus Estância), e teve em sua programação a apresentação de três palestras: ‘Os efeitos positivos da municipalização e a educação como reflexo na redução de mortes no trânsito’, exibida pelo especialista em trânsito e ex-diretor substituto do Departamento Nacional de Trânsito, Jackson Lucena Santos; ‘ Integração para educação no trânsito: caminho a ser seguido’, apresentada pelo comandante da CPTran, Capitão Silveira; e ‘Controle na Concessão de Alvarás para o transporte público, uma necessidade’, exposta pelo presidente do Fórum Sergipano de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, José Ismael Andrade. 

 

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito Gilson Andrade deu boas-vindas aos presentes ao tempo que destacou e parabenizou pelas relevantes atividades empreendidas o Departamento de Educação para o Trânsito, que é ligado a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). "É um desafio para todos nós discutirmos esse tema com toda sua complexidade. Como gestor e com o apoio da nossa equipe considero um compromisso estar levando a mensagem de conscientização de um trânsito de paz. Desejo que esse fórum seja profícuo de conhecimentos e troca de informações, atendendo aos seus propósitos que são discutir e traçar metas voltadas à melhoria da mobilidade urbana", explicou.

 

A secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles também saudou os presentes, e de um modo especial, toda equipe da pasta que esteve envolvida na execução do evento, se referindo, inclusive, em nome de um servidor que sofreu um acidente no início desta semana. "Quero saudar todos os meus amigos e parceiros de caminhada na cidade de Estância, na pessoa de Washington. Obrigada a todos vocês. Esse momento foi construído por todos vocês, então, sintam-se  abraçados e acolhidos em meu coração. Obrigada a todos os entes que compõem o Espaço Cidadão, a Secretaria da Defesa Social, todos! O evento é da SMTT, mas foi construído por todos da Defesa Social", disse.

 

Criado em 2016, o Fórum Sergipano de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é um colegiado que reúne os secretários e dirigentes públicos municipais e estaduais, responsáveis pela elaboração de políticas públicas de mobilidade urbana e segurança viária no estado de Sergipe, com representatividade dos municípios que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Hoje em sua 10ª reunião, além das palestras também foram homenageadas 27 pessoas que são dedicadas a causa trânsito, dentre elas, o prefeito Gilson Andrade e o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento

 

"É muito importante ter um espaço onde os municípios possam discutir o trânsito, porque ele é feito por todos que compõem a sociedade, e a PRF que atua nas rodovias federais precisa da integração dos municípios enquanto órgãos de trânsito dentro da cidade reforçando na sociedade a conscientização", falou a superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal, Patrícia Oliveira.

 

“É com muita alegria que observo a realização deste evento ao pensar na mobilidade urbana, haja vista que as cidades estão precisando cada vez mais melhorar a qualidade de vida das pessoas, no que tange a questão do trânsito, bem como propiciar ferramentas que deem um novo pensar sobre o assunto na cidade", considerou o subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Major Jailson Santos.

 

Vindo do município de Boquim, o diretor do Departamento de Transportes Urbanos, Thiago Meneses, enfatizou o papel do fórum. "O nosso papel é orientar a sociedade, organizar o trânsito e salvar vidas, afinal, é importante a sociedade ter segurança viária", frisou. Antônio Menezes, superintendente da SMTT de Itabaianinha, compartilhou da mesma ideia e complementou: "Daqui também saem muitas soluções e reivindicações dos órgãos de trânsito no tocante a integração e mudanças na política pública de trânsito visando sempre a segurança viária", mencionou.

 

Além da Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e Cidadania, foram parceiros deste evento a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Serviço Social da Indústria (SESI), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e a Engenharia e Consultoria em Mobilidade (Emob).

 

Também estavam presentes no ato, o vereador Misael Dantas, representando a Câmara Municipal de Vereadores; o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento; o Superintendente de Transportes e Trânsito de Estância, Enilson Aragão; a secretária da Assistência Social, Danielle Muhlert; a secretária da Educação, Adriana Rocha; além de servidores públicos da gestão municipal.