Estância, uma cidade que investe em Educação



15/10/19 10h24   Educação Imprimir

Fonte: PREFEITURA DE ESTÂNCIA

A cidade Berço da Cultura Sergipana, terra de intelectuais como Gumercindo Bessa, João Nascimento, Alina Paim, Raimundo Souza Dantas, José de Dome e Gilberto Amado,  tem investido maciçamente na educação, área primordial para que a história e a cultura tão marcante dessa cidade possam continuar sendo destaques e revelando nomes que nos dignificam e elevam a grandiosidade dessa terra. 

 

Além de pagar o piso salarial do magistério, categoria que sofreu o descaso e por muito tempo lutou pelo que lhe era direito, a Prefeitura de Estância tem buscado qualificar os profissionais através de sequenciais rodas de estudos, formações por modalidade educacional, realizado a jornada pedagógica, seminários de educação inclusiva, reuniões mensais com gestores e técnicos para alinhar um direcionamento que humanize ainda mais a  educação. Por falar em humanização, já foram concedidas dezenas de licenças prêmios aos profissionais que conquistaram esse direito, afinal, direito conquistado é direito garantido.

 

Para garantir mais comodidade aos estudantes a prefeitura vem renovando a frota de veículos e até o momento já adquiriu 6 novos ônibus e um caminhão para a merenda escolar, um investimento de aproximadamente 1,5 milhões. Outro investimento que tem sido realizado é em relação à manutenção da frota, algo em torno de 200 mil reais que tem garantido a funcionabilidade dos veículos e mantido o direito dos estudantes de ir e vir para as unidades escolares. 

 

A prefeitura de Estância investiu no início deste ano algo em torno de 300 mil reais para melhorar as instalações e proporcionar mais comodidade aos estudantes ao adquirir 1052 carteiras escolares. Foram adquiridos e distribuídos novos uniformes escolares, um investimento de 150 mil reais que beneficiou mais de 10 mil estudantes de toda a rede municipal. Outro importante investimento foi a aquisição de mais de 2 mil livros didáticos para a educação infantil, um investimento   que vai além dos quase 150 mil reais aplicados, mas, uma ação que alicerçará as crianças de hoje para uma caminhada de sucesso em um futuro não distante.   

 

Pensando em preparar os alunos para o SAEB, Sistema de avaliação da Educação Básica a Prefeitura de Estância adquiriu mais de 6 mil kits de português e matemática que foram distribuídos aos estudantes, um montante de quase 900 mil reais que fora investido  para fortalecer ainda mais a educação básica da cidade. Além da aquisição do material didático, a Prefeitura de Estância tem realizado simulados preparatórios para as provas do SAEB.
A qualidade da educação vai além do pagamento do piso e dos investimentos já citados. Em Estância, as condições dos prédios públicos também são levadas em consideração e muita coisa já foi feita, ou está sendo realizada, a exemplo da colocação de alambrado nas quadras de esportes das escolas Júlio Leite, Eleonora e escola Agrícola; implantação de um reservatório de água na creche do  Recanto Verde; manutenção preventiva e corretiva das unidades escolares, colocação de uma bomba d’água no Arlete Libório e a  pintura predial de escolas como o João Nascimento Filho, José Dias, Creche Senadora Maria do Carmo, Marocas Monteiro, José Artêmio e a Creche do Recanto Verde. Por falar em creche, a Prefeitura colocou em funcionamento as unidades de ensino infantil do Recanto Verde a,  Maria Terezinha, no Bairro Cidade Nova, um acréscimo de 330 novas vagas em creches com a oferta de turmas do berçário I, II e III, além da  pré escola. As ações na educação infantil não param por ai, pois está em fase de construção mais uma creche, localizada no Bairro São Jorge, um investimento de aproximadamente 1,2 milhões de reais.

 

A merenda escolar também é uma das prioridades da  Prefeitura de Estância que além de investir na aquisição de uma  alimentação de qualidade, mantém uma nutricionista que acompanha e orienta na escolha e preparo de alimentos que garantam aos estudantes da rede pública os ingredientes necessários para uma alimentação saudável. Outro ponto importante foi a assinatura da ordem de serviço para reforma do prédio onde localiza-se o depósito da merenda escolar, algo em torno de 150 mil que garantirá uma melhora na prestação dos serviços e mais bem estar aos trabalhadores da equipe responsável pela alimentação dos mais de 10  mil alunos da rede.

 

Os professores, que agora tem suas conquistas   garantidas e honradas, fato que, por si só, já eleva a qualidade do ensino, já comemoram os resultados no aprendizado e colaboram para as melhorias no sistema de ensino. São realizadas buscas ativas e foi realizado o reordenamento da rede, além disso, a PME abriu editais de poesia, fotografia, documentários e práticas exitosas com premiações para alunos e professores, ações que humanizam e trazem o aluno para o protagonismo das ações da escola.

 

Projetos importantes como o “Mais Aprendizagem E Menos Reprovação”; o “Mais Educação” e o PMALFA são mantidos e garantem mais qualidade ao ensino e melhores resultados dos nossos alunos. 

 

Por falar me resultados, há mais de 2 décadas que os desfiles cívicos de Estância são marcados por manifestações dos professores, no entanto, essa realidade mudou e nos últimos 3 anos o magistério faz questão de ir as ruas com  o peito cheio de patriotismo e muitos motivos para comemorar. Com tantas ações, sejam no âmbito administrativo, obras ou no trato com os servidores e estudantes não tinha como dar outro resultado: Estância recebeu nota “azul” do Sintese e figura entre o grupo de elite dos municípios que valorizam e investem de verdade na educação.