Prefeitura de Estância inicia Curso de formação para implementação da Ronda Escolar



29/08/17 11h02   Educação Imprimir
Durante a manhã desta terça-feira, 29, a prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria Municipal da Cidadania e Defesa Social deu início ao Curso de formação para implementação da Ronda Escolar da Guarda Municipal (ROME). O curso terá carga horária de 30h e capacitará 18 servidores que passaram por processo seletivo simplificado e que, de forma espontânea, se dispuseram a compor esse novo pelotão que terá a missão de fazer um trabalho diferenciado perante a comunidade escolar.
 
 
Durante a abertura do evento, a Secretária Municipal da Cidadania e Defesa Social, Georlize Teles, agradeceu por todo o apoio que tem recebido da gestão e destacou a forma democrática a qual tem acontecido as discussões acerca das problemáticas da Guarda Municipal. Georlize salientou que está discutindo de forma silenciosa o plano de cargos e salários e enfatizou que em breve a guarda de Estância vai viver uma realidade de muitos avanços.
 
 
Ao falar sobre o pelotão da ROME, a secretária destacou que esse grupamento fará não só um trabalho de segurança ao patrimônio e as unidades educacionais, mas, que terá como missão principal um trabalho de entrar nas escolas, dialogar com os alunos e professores, realizando um trabalho integrado com a comunidade escolar , um trabalho diferenciado que garante não só a segurança das unidades, mas também garante essa interação entre a guarda e a comunidade escolar, para que o aluno e os professores sintam-se confiantes e integrados ao processo e tenham a tranquilidade de dialogar com o GM e dizer do problema que afinge aquela comunidade no que tange ao quesito segurança.
 
 
 
 
 
Ao fazer uso da palavra, o prefeito Gilson Andrade iniciou a sua fala destacando que colocou em seu plano de governo a criação de uma ronda escolar e da sua vontade em acertar no quesito segurança, para tal, Gilson destacou a sua persistência para trazer para Estância a delegada Georlize Teles, um dos maiores nomes no quesito segurança pública do estado de Sergipe.
 
 
A Secretária da Educação, professora Hélia Pinto, ao fazer uso da palavra agradeceu a cada um dos Guardas Municipais que se inscreveram no processo seletivo para formação da Ronda Escolar. O Diretor da GME, Gilmário Cruz, movido pela emoção, salientou que em 2015 havia feito a minuta para a criação desse pelotão, no entanto, não obteve o apoio e a estrutura para tirar do papel o seu sonho que naquele momento passava a ser realizado graças à sensibilidade do prefeito Gilson Andrade que autorizou a criação da Ronda Escolar que terá equipe e viatura específica para tal finalidade.
 
 
O prefeito destacou que não queria formar uma ronda qualquer, com homens e mulheres que pegassem uma viatura e fossem para as ruas de qualquer forma, mas, que fosse uma guarnição diferenciada e que tivesse o compromisso e o comprometimento como metas de trabalho.
 
 
“Nós queremos uma guarda que dialogue, que mantenha a ordem nas escolas. Não queremos uma guarda repressiva, queremos uma guarda diferenciada com compromisso e comprometimento”, destacou o prefeito, salientando a lisura no processo e a forma com a qual o tudo foi conduzido.
 
 
Dentro do seu discurso, o prefeito destacou que entende a necessidade do plano de cargos e salários da guarda municipal e para tal destacou que tem dado total liberdade para a secretária Georlize comandar as negociações com os servidores. O prefeito destacou que para 2017 provavelmente não será possível, mas, sob aplausos do público presente anunciou para 2018 a concretude desse sonho de toda a categoria.
 
 
“Eu sei Georlize que uma das coisas que eles almejam é a discussão do plano de cargos e salários desta categoria, e na semana passada um colega de vocês me perguntava se eu iria implantar ainda este ano o plano de cargos e salários, e eu disse que possivelmente não, más, o diálogo e a discussão está sendo construído, está sendo travado e agora Georlize na condição de secretária da cidadania e defesa social, ela tem total liberdade para que esta discussão possa ser travada, possa ser feita com mais intensidade e em 2018, no próximo ano, verdadeiramente, efetivamente nós possamos implantar o plano de cargos e salários”, afirmou.
 
 
Após a fala das autoridades que compuseram a mesa, teve início a primeira palestra ministrada pelo Subtenente Élvis e o Sargento Wagner do Corpo de Bombeiros. Durante toda a manhã os guardas municipais que irão compor a Ronda Escolar tiveram noções básicas de primeiros socorros.
 
 
Além do curso de primeiros socorros a capacitação para formação da Ronda Escolar da GME contará com uma grade curricular que contemplará noções de direito, legislação, abordagem, mediação de conflito, relações interpessoais, entre outros assuntos.
 
 
Estiveram presentes ao evento: Prefeito Gilson Andrade; Secretária da Cidadania e Defesa Social, Georlize Teles; Secretária de Educação, Hélia Pinto; Secretário da Comunicação, Dadau Barreto e o Adjunto Pisca Jr; o diretor da Guarda Municipal, Gilmário Cruz; o superintendente da SMTT, Coronel Enilson Aragão; Subtenente do Corpo de Bombeiros, Elvis; Sargento Wagner do Corpo de Bombeiros; Secretário Adjunto de Juventude, Kaique Freire, além de Guardas Municipais, servidores da SMTT e servidores da Secretaria de Educação.

Fonte: SECOM