Campanha de Vacinação contra Gripe inicia hoje, dia 23



23/04/18 10h52   Saúde Imprimir

Fonte: SECOM

A Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia, hoje, segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe em todas as unidades de saúde do Município.

 

A campanha se estende até o dia 1 de junho e a meta é imunizar 90% dos grupos de risco, garantindo, assim, uma proteção para a população diante da chegada do inverno. A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

 

As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza são provenientes do Programa Nacional de Imunização (PNI) e são trivalentes, ou seja, contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes e sua composição é determinada pela OMS para o hemisfério sul, de acordo com as informações da vigilância epidemiológica.

 

Este ano, a campanha de vacinação é dirigida aos grupos de risco como idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais da saúde e professores do setor público e privado, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e povos indígenas.

 

 Para ser vacinado o usuário deve compor um dos grupos prioritários e  se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, de  segunda a sexta-feira, das 7h as 12 horas e das 13 as 16 horas, munido do cartão de vacinação.