Prefeitura de Estância: Programa de Melhoramento Genético em Bovinos soma 177 procedimentos este ano



10/11/21 07h29   Estância Imprimir

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, prevê melhorias para o rebanho dos produtores rurais do município e realiza inseminações artificiais gratuitamente em bovinos. Só este ano o programa já atendeu a 177 pequenos pecuaristas. Se você é um pequeno produtor rural e quer participar do programa, inscreva-se na Secretaria do Desenvolvimento Econômico...

 

De acordo com o Prefeito Municipal o programa visa ajudar aos pequenos produtores que através do procedimento, passam a possuir um boi de qualidade que atende o mercado leiteiro e de corte, uma vez que o melhoramento genético é feito a partir do sêmen das raças Nelore e Girolando Holandês.

 

“Criamos o projeto para suprir a necessidade de criação de bovinos e melhorar o rebanho para leite ou corte e, assim, possibilitar a oferta do produto no município. Os resultados têm sido gratificantes”, destaca o prefeito Gilson Andrade.

 

 “O maior benefício é o aumento da população bovina, que posteriormente é comercializada pelo produtor, gerando renda e movimentando a economia do município”, ressalta Tiago Menezes, Secretário Municipal do Desenvolvimento.

 

Os produtores interessados devem procurar a Secretaria do Desenvolvimento, devem fazer o cadastro e será prestada toda assistência. “Após o procedimento da inseminação artificial, nós retornamos algumas semanas depois para fazermos um acompanhamento até o dia do parto”, revela o técnico, Francisco.

 

Nas últimas três semanas foram atendidos: o senhor Domingos França (Sítio França); senhor Nilton Ribeiro (Socovão); senhora Rosemeire Santos Dias (Assentamento Caio Prado); senhor Pedro dos Santos (Conjunto Paulo Amaral) e o senhor Aldon Góis (Povoado Curimã).



Secom PME